A Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT) possui como uma de atribuições gerenciar os recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). No dia 22 de novembro de 2023, em parceria com o CBH-SMT, realizou de forma virtual, o V Workshop FABH-SMT: Projetos FEHIDRO executados na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.
Assim como nas outras edições, o evento contou com a apresentação de três empreendimentos concluídos na bacia e financiados pelo FEHIDRO, além de contar com a participação da Eng. Regina Ribeiro, DAEE, apresentando o Programa Rios Vivos aos participantes. O workshop foi mediado pela Diretora Técnica da FABH-SMT, Natália Zanetti, que ressaltou a relevância da apresentação dos empreendimentos finalizados.
O primeiro empreendimento, Ampliação do sistema integrado de informações meteorológicas aplicáveis à UGRHI 10 (2019-SMT-745), foi apresentado pelo Dr. Orivaldo Brunini representando a FUNDAG. O projeto teve como objetivo ampliar a densidade de pontos de coleta de dados meteorológicos na UGRHI-10 para criar um banco de dados específico na bacia do SMT e permitir a expansão de informações relevantes para aplicações em estudos e projetos em recursos hídricos.
Em seguida, o Eng. Jônatas Martins e o Tecg. Amadeu Neto, ambos do SAAE de Porto Feliz, apresentaram o empreendimento Substituição e redimensionamento das redes de abastecimento de água nas ruas do Bairro Vila Progresso no município de Porto Feliz - Plano de Combate a perdas (2019-SMT_COB-271). O projeto teve como objetivo melhorar a eficiência do abastecimento público de água no bairro citado, de forma a se obter significativa redução na ocorrência de vazamentos e captações clandestinas, facilitando o diagnóstico e prevenção das perdas, tendo em vista a mudança física da localização das redes.
A apresentação dos empreendimentos foi encerrada pelo Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra, Allas Henrique, com o empreendimento Conservação dos recursos hídricos através de melhorias no manejo do serviço de coleta de resíduos sólidos urbanos nos Bairros: Araçoiabinha, Jd. Master, Jd. Arco Verde, Rio Verde e região Central (2021-SMT_COB-331). Este projeto teve como objetivo expandir a cobertura da conteinerização e coleta mecanizada dos resíduos sólidos em Araçoiaba da Serra e minimizar o descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos nas vias públicas para prevenir que os mesmos sejam levados pelas águas da chuva e poluir os recursos hídricos que estão presente no território do município.
As apresentações dos projetos constituem uma das formas de acompanhamento das ações realizadas na bacia, além de prestar contas à população a respeito da utilização do recurso, também incentiva outros tomadores a elaborarem projetos e aperfeiçoarem suas propostas. A importância da ocasião foi reforçada por meio do feedback positivo dos participantes.
O Workshop, na íntegra, está disponível para acesso na página da FABH-SMT, no YouTube e pode ser assistida aqui.
No dia 23/11, o DAEE, representado pela Eng. Regina Ribeiro, instruiu os 32 participantes que estiveram na sede da FABH-SMT quanto ao checklist para participar do Programa Rios Vivos. A FABH-SMT também instruiu os potenciais tomadores de recursos do FEHIDRO quanto às tipologias de empreendimentos previstas no Anexo II do MPO do FEHIDRO, e recebeu representantes do Consórcio Novo AT, novo agente técnico do FEHIDRO.
Foi possível sanar diversas dúvidas dos inscritos, que aproveitaram a oportunidade para trocar ideias e conhecer melhor algumas das particularidades do Manual de Procedimentos Operacionais do FEHIDRO.
_______________________________________________________
A FABH-SMT agradece o comprometimento e disponibilidade dos palestrantes e suas respectivas instituições; a presença dos participantes que prestigiaram a quinta edição do evento; o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, do DAEE e do Consórcio Novo AT.