Notícias

RIO SOROCABA: MONITORAMENTO QUALITATIVO E QUANTITATIVO

Em cumprimento à Deliberação CBH-SMT 435 de 27 de agosto de 2021, a FABH-SMT disponibiliza os dados de monitoramento fornecidos pelas seguintes instituições: Votorantim Energia (CBA); Águas de Votorantim; SAAE Sorocaba.


- Acesse aqui o relatório de monitoramento qualitativo da água (OD, DBO, pH) nos pontos de captação de água para abastecimento público e de lançamentos de esgotos urbanos, emitido SAAE-Sorocaba, para o período 2023-2024;

- Acesse aqui o relatório de monitoramento qualitativo da água (OD, DBO, pH) nos pontos de captação de água para abastecimento público, emitido pelo Águas de Votorantim, para o período 2021-2024;

- Acesse aqui o relatório de monitoramento quantitativo (nível de água) do Rio Sorocaba, emitido SAAE-Sorocaba, para o período 2023-2024;

- Acesse aqui o relatório de monitoramento automático da qualidade das águas do Rio Sorocaba, emitido pela CETESB, para o período de 2024.



Dados anteriores: 

- Acesse aqui os relatórios de monitoramento quantitativo (nível de água) do Rio Sorocaba, emitidos SAAE-Sorocaba, para o período 2021 a 2023.
- Acesse aqui o quantitavo de vazões outorgadas a fio d´água na sub-bacia do Rio Sorocaba até o Rio Pirajibú, no período 2021-2022.

Publicado em: 26/07/2024

Cursos livres do Programa Capacita-SIGRH

A Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi), em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), tem o prazer de oferecer seis cursos gratuitos de capacitação no âmbito do Programa Permanente de Capacitação em Recursos Hídricos (Capacita-SIGRH). Esses cursos são destinados aos membros do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SIGRH).

Detalhes dos Cursos:

- Antropoceno e as Mudanças Climáticas
- Saneamento e a Interconexão dos Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos
- MS Project - Gestão de Projetos
- Power BI
- Excel com Business Intelligence
- Geotecnologias Ambientais

Os cursos serão conduzidos na modalidade de Educação a Distância (EaD), proporcionando interações em tempo real entre alunos e professores através de uma plataforma online. Com um total de 240 horas de capacitação, as aulas estão programadas para iniciar na segunda semana de agosto de 2024.

Público-Alvo:

Os cursos são direcionados aos integrantes dos colegiados e das instâncias executivas que compõem o SIGRH, exigindo como pré-requisito o Ensino Médio completo.

Inscrições:

Os interessados devem demonstrar interesse preenchendo o
formulário disponível até 31 de julho de 2024. As respostas ajudarão a definir o cronograma das aulas. Após a definição do calendário, os candidatos serão contatados para confirmar a participação no curso de seu interesse.

Mais Informações:

Para mais detalhes sobre os cursos oferecidos, conteúdos programáticos e processo de inscrição, CLIQUE AQUI

Não perca essa oportunidade de aprimorar suas competências na gestão hídrica e contribuir para o desenvolvimento sustentável de São Paulo através do Programa Capacita-SIGRH.

Publicado em: 19/07/2024

Publicado em: 16/07/2024

Publicado em: 05/07/2024

Programa Capacita-SIGRH seleciona participantes para o 1º Fórum Brasil das Águas

A Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (CRHi) está com inscrições abertas para a participação no 1º Fórum Brasil das Águas, através do Programa Permanente de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos (Capacita-SIGRH). O evento ocorrerá de 5 a 9 de agosto em Foz do Iguaçu - PR.

Vagas Disponíveis
Serão oferecidas 30 vagas que incluem diárias e passagens para membros dos seguintes órgãos:
- Colegiados (CBHs, CORHI, CRH e COFEHIDRO)
- Gestores (DAEE e Cetesb)
- CRHi
- Agências de bacias estaduais

Como Participar
A seleção dos participantes será feita pela ordem de preenchimento do formulário de interesse, enviado aos dirigentes das entidades mencionadas. As cotas de vagas serão respeitadas, e a pré-aprovação pela Secretaria Executiva do colegiado ou dirigente da instituição é necessária, conforme disposto no
Comunicado Conjunto CORHI/CTEA nº 01/2024

Prazo de Indicações
As indicações devem ser realizadas até 25 de junho de 2024. Para acessar o formulário de inscrição, entre em contato com a Secretaria Executiva do seu Comitê ou o dirigente da instituição na qual trabalha. A demonstração de interesse não garante participação, pois a autorização final depende do Comitê Gestor do Gasto Público.

Sobre o 1º Fórum Brasil das Águas
O 1º Fórum Brasil das Águas promoverá cooperação, inclusão, capacitação e troca de experiências entre os gestores de recursos hídricos do Brasil. O evento será realizado no Rafain Palace Hotel & Convention e é uma iniciativa da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), com apoio do Governo do Estado do Paraná, através do Instituto Água e Terra (IAT). Mais informações podem ser encontradas no site www.forumbrasildasaguas.org.

Sobre o Programa Capacita-SIGRH
O Programa Capacita-SIGRH, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) através da CRHi, visa capacitar técnicos e demais atores do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SIGRH). Este programa é parte do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO), da Agência Nacional de Águas (ANA), focado no levantamento, planejamento, implementação e avaliação contínua de cursos e atividades de formação para aprimorar a gestão de recursos hídricos no estado.

Contato
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail capacita-sigrh@sp.gov.br ou pelos telefones (11) 3133-3000, Ramal 4477 ou 4478.

Publicado em: 18/06/2024

Concluído o 10º Fórum Mundial da Água: Indonésia Anuncia Resultados e Compromissos

O Ministro de Obras Públicas e Habitação da República da Indonésia, Basuki Hadimuljono, encerrou oficialmente o 10º Fórum Mundial da Água na sexta-feira (24/05/2024) no Centro Internacional de Convenções de Bali (BICC) Nusa Dua, Bali. Em seu discurso de encerramento, Basuki destacou os resultados e compromissos alcançados durante o evento histórico.
Com entusiasmo, Basuki anunciou que todas as agendas propostas pela Indonésia foram implementadas com sucesso. Além disso, o número de participantes superou as expectativas, aumentando de 46 mil para 64 mil pessoas.
No entanto, o Ministro enfatizou que o trabalho ainda não está concluído e instou os participantes a acompanharem os compromissos com passos concretos e um forte senso de responsabilidade. Pela primeira vez na história do Fórum Mundial da Água, a Declaração Ministerial incluiu um compêndio de resultados e ações concretas, abrangendo 113 projetos de água potável e saneamento no valor de 9,4 bilhões de dólares, envolvendo 33 países e 53 organizações internacionais como apoiadores e doadores, bem como beneficiários de água potável e saneamento.
"A síntese iniciada na reunião ministerial deve ser implementada em benefício da sociedade", afirmou Basuki.
Além disso, Basuki enfatizou a importância de fortalecer as sinergias entre as partes interessadas, destacando os desafios na área da água e do saneamento que exigem uma abordagem holística e intersectorial. Ele apelou a cada país para contribuir de acordo com suas respectivas capacidades, enfatizando a cooperação e a complementaridade.
O evento também foi marcado pela atribuição do "Prêmio da Água para a Juventude de Bali" e pelo reconhecimento à Coordenação Juvenil de Cuidados de Saneamento, que recebeu o Grande Prêmio Mundial da Água de Quioto 2024.
Eric Tardieu, vice-presidente do Conselho Mundial da Água (WWC), apelou a todos os participantes para continuarem seus esforços para alcançar uma cooperação mais eficiente, pacífica e sustentável na gestão da água. Ele destacou os valores enraizados na sociedade indonésia para alcançar objetivos, como cooperação mútua.
O evento, que reuniu cinco chefes de Estado e um total de 51 ministros e 57 altos funcionários, concluiu com a certeza de que as iniciativas e compromissos assumidos impulsionarão a gestão sustentável dos recursos hídricos em todo o mundo.
Com a conclusão do 10º Fórum Mundial da Água, a Indonésia passa a bola para a Arábia Saudita, que sediará o próximo evento em 2027.



Para mais informação do evento acesse
aqui.

Fonte: World Water Forum

Publicado em: 28/05/2024

Manual de Procedimentos Operacionais de Investimento do FEHIDRO (MPO - INVESTIMENTO)

Acesse aqui o Manual de Procedimentos Operacionais de Investimento do FEHIDRO (MPO - INVESTIMENTO), aprovado dia 08/04/2024.

Cerca de 90 participantes, incluindo membros do conselho, representantes dos comitês de bacias e outros convidados, estiveram presentes virtualmente na 1ª Reunião Extraordinária do COFEHIDRO de 2024, realizada dia 08 de abril, por meio da plataforma Teams. A sessão foi presidida por Cesar Louvison, Secretário Executivo do Conselho, e por Samanta Souza, Subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da SEMIL.
Durante o encontro, foi aprovada a Deliberação COFEHIDRO nº 263, que introduz o novo Manual de Procedimentos Operacionais de Investimento (MPO). Este manual, resultado de um extenso processo de revisão, apresenta melhorias notáveis em sua estrutura e assunto.

Consulte as deliberações.
Acesso a gravação.

Publicado em: 17/04/2024

RIO SOROCABA: MONITORAMENTO QUALITATIVO E QUANTITATIVO

Em cumprimento à Deliberação CBH-SMT 435 de 27 de agosto de 2021, a FABH-SMT disponibiliza os dados de monitoramento fornecidos pelas seguintes instituições: Votorantim Energia (CBA); Águas de Votorantim; SAAE Sorocaba.

Acesse aqui o relatório de monitoramento qualitativo da água (OD, DBO, pH) nos pontos de captação de água para abastecimento público e de lançamentos de esgotos urbanos, emitido SAAE-Sorocaba, para o período 2023-2024.

Acesse aqui o relatório de monitoramento qualitativo da água (OD, DBO, pH) nos pontos de captação de água para abastecimento público, emitido pelo Águas de Votorantim, para o período 2021-2024.

Acesse aqui o relatório de monitoramento quantitativo (nível de água) do Rio Sorocaba, emitido SAAE-Sorocaba, para o período 2023-2024.

Acesse aqui o relatório de monitoramento automático da qualidade das águas do Rio Sorocaba, emitido pela CETESB, para o período de 2024.

 

Dados anteriores: 

- Acesse aqui os relatórios de monitoramento quantitativo (nível de água) do Rio Sorocaba, emitidos SAAE-Sorocaba, para o período 2021 a 2023.

- Acesse aqui o quantitavo de vazões outorgadas a fio d´água na sub-bacia do Rio Sorocaba até o Rio Pirajibú, no período 2021-2022.


[Imagens: Google Images; Researchgate.net; Cruzeiro do Sul/Fábio Rogério]

Publicado em: 11/04/2024